Resumen:
A REFAISA é a representação legal das Escolas Famílias Agrícolas (EFA’s) filiadas, entidade da sociedade civil, sem fins lucrativos e que tem por objetivo o fortalecimento e desenvolvimento geral dos jovens, das famílias e das comunidades rurais, através do trabalho de base contínuo e da educação contextualizada e libertadora, numa relação
prática-teoria-prática que aponte alternativas para o campo como um lugar viável para se viver. A REFAISA, atualmente conta com treze EFA ́s filiadas, sendo 12 no estado da Bahia e 1 em Sergipe.
O AKSSAM, Adaptando Conhecimento para a Agricultura Sustentável e o Acesso a Mercados, é um projeto que trabalha para a diminuição da pobreza rural com foco no desenvolvimento agrícola sustentável para a promoção da segurança alimentar e nutricional em consonância com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Para isso, o projeto atua para melhorar o acesso dos agricultores familiares às tecnologias e conhecimentos, aumentar sua produtividade e melhorar as condições de acesso ao mercado, tendo como locais de atuação a América Latina e o Caribe.
O AKSAAM é um projeto do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola – FIDA, e executado pelo Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável – IPPDS, vinculado à Universidade Federal de Viçosa – UFV.
Esta cartilha tem como objetivo realizar uma abordagem em quadrinhos na perspectiva do projeto SAF EDU EFA: Intercâmbio de Conhecimentos das Escolas Famílias Agrícolas sobre Educação Ambiental, Sistemas Agroflorestais e Produção Agroecológica, realizado pela REFAISA por meio do projeto AKSAAM, financiado pelo FIDA e operacionalizado pela FUNARBE, UFV e IPPDS, além dos parceiros Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA e Misereor.
Neste projeto foi implementado o Programa Técnico e Educativo de Sistemas Agroflorestais – SAF’s nas Escolas Famílias Agrícolas e Comunidades, com experimentos de campo inovadores. A Pedagogia da Alternância foi adotada compreendendo as especificidades de cada região, contribuindo com o desenvolvimento rural sustentável através da sistematização e disseminação de conhecimentos, experiências e boas práticas. Estas ações visam a sustentabilidade socioambiental e inovações tecnológicas que promovam a resiliência do bioma Caatinga frente às mudanças climáticas.
A área de atuação do projeto SAF EDU EFA abrange cinco Escolas Famílias Agrícolas, localizadas nos municípios de Antônio Gonçalves, Monte Santo, Inhambupe e Sobradinho na Bahia e no município de Japoatã em Sergipe, tendo como público alvo: comunidades tradicionais e rurais (Fundo de Pasto, Assentados da Reforma Agrária, Indígenas, Quilombolas, etc.), 500 pessoas diretamente beneficiadas e 500 indiretamente, bem como 15 estudantes bolsistas e 5 monitores/as.
As ações aqui descritas foram realizadas entre junho de 2020 e dezembro de 2021, com grande desafio devido a pandemia de COVID-19, na qual a inserção tecnológica mostrou-se fundamental.